Boa tarde, Domingo, 22 de Outubro de 2017
ARTIGO
Superman deveria ser negro, segundo artigo científico
18/04/2016 - 15h15

 

"Superman deveria ser negro". Esta é uma afirmação do artigo da Forbes escrito pelo biólogo e jornalista científico J.V. Chamary. Utilizando o universo do filme Homem de Aço e os poderes solares do personagem como principais bases do estudo, o pesquisador chegou à conclusão de que o kryptoniano deveria ter a pele escura.

A ideia base é: se o personagem absorve energia para suas células através da luz solar, por que sua pele seria clara? Se Krypton tiver passado por um processo evolucionário que transformou sua população em seres capazes de absorver luz amarela, a cor negra não seria a melhor pigmentação de pele para absorção de radiação solar?

Chamary sugere a hipótese de que as células do Superman são similares às das espécies fotossintéticas da Terra. Se o personagem utiliza um processo semelhante, ele provavelmente usa luz para sintetizar moléculas que podem armazenar grandes quantias de energia. O artigo também aponta que quando Jor-El escolheu enviar seu filho para a Terra, ele optou por um planeta que orbitasse próximo à uma estrela amarela, que seria repleta de energia gerada pela luz. Como em Krypton o sol é vermelho, Chamary cita que espécies fotossintéticas vivendo na influência de um estrela vermelha precisariam de pigmentos escuros para absorver luz. 

O pesquisador mantém sua ideia com base na teoria que superpoderes evoluíram em Krypton por meio da seleção natural, mas os ancestrais os perderam quando o sol tornou-se vermelho. Por isso, os corpos dos kryptonianos continuam a absorver a luz dessa estrela, que seria a fonte de "metabolismo ordinário". Nos quadrinhos há dois Superman negros: Calvin Ellis, da Terra 23, e Val-Zod, da Terra 2, que não foi citado no artigo. 

Entretanto, imagine agora se a Warner Bros escolher um ator negro para o papel de Superman quando Henry Cavill abandonar o manto do super-herói? Mesmo que exista uma base científica para isso, provavelmente os fãs não ficariam satisfeitos, ainda mais numa época em que a troca de etnias em Hollywood tem sido tão debatida – como no caso recente da escolha de Scarlett Johansson no papel principal de Ghost in the Shell, ou Tilda Swinton como o personagem Ancião no longa do Doutor Estranho. 

Via Forbes / Canaltech
 

 

 

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Você é favorável a pena de morte?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::