Boa noite, Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2017
"Rally da Safra"
Com estimativa de recorde na produção do milho safrinha, Rally da Safra 2017 volta a campo nesta 2ª feira
Expedição técnica avaliará lavouras nos Estados do MT, MS, PR e GO; colheita é estimada em 67 milhões de toneladas, 49% superior a 2016
04/05/2017 - 16h08 - Fonte: Assessoria

O Rally da Safra 2017, maior levantamento da safra de grãos do Brasil, volta a campo na próxima segunda-feira, 8 de maio, para avaliar as condições das lavouras de milho da segunda safra. Os técnicos da Equipe 9 partem de Sinop para percorrer as regiões do Médio-Norte e Oeste do Mato Grosso. A estimativa pré-Rally aponta que a safrinha de milho 2016/17 resultará numa produção de 67 milhões de toneladas, aumento de 49% em relação à safra passada e 23% acima do recorde anterior, alcançado em 2014/15.

 

As boas condições das lavouras justificam essa expectativa, a ser confirmada pelo trabalho de campo. A temporada atual se desenvolve num clima melhor do que o do ano passado, marcado pela seca nas principais regiões produtoras do país no período de desenvolvimento da safrinha. A área plantada no país é estimada em 12 milhões de hectares, uma expansão de 10% sobre 2015/16.

 

A expectativa é de boas produtividades nas lavouras de milho safrinha no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Nesses Estados, choveu em abril o suficiente para garantir um potencial de produção elevado na segunda safra. Não que o clima tenha sido favorável em todo o país. Há regiões onde acabou a temporada chuvosa, como é o caso de alguns locais no Sudeste do Mato Grosso e no Sudoeste de Goiás – mas essas situações são isoladas e não chegam a comprometer as expectativas.

 

Um ponto de atenção diz respeito aos efeitos que as ondas de frio possam vir a provocar nas lavouras de milho no Paraná, no Sul do Mato Grosso do Sul e em São Paulo. O risco maior é de que a ocorrência de geadas possa prejudicar a produtividade da safrinha nessas regiões.

 

Na primeira etapa do Rally da Safra 2017, os técnicos percorreram os principais Estados produtores de soja entre janeiro e março, com oito equipes. A partir de agora mais três equipes avaliarão as lavouras de milho segunda safra. A nova etapa vai de 8 de maio a 9 de junho, nos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

 

O período de avaliação teve de ser estendido até junho no Mato Grosso do Sul e no Paraná. Nesses estados, o alongamento do ciclo da soja observado na safra de verão atrasou o plantio do milho safrinha. Por isso, a Equipe 11 foi postergada em duas semanas em relação ao previsto originalmente, para garantir maior precisão na avaliação das lavouras. Os estados visitados representam 84% da área plantada do milho segunda safra. Ao todo, o Rally da Safra 2017 percorrerá aproximadamente 95 mil quilômetros com as 11 equipes, sendo que, somente na etapa safrinha serão cerca de 15 mil quilômetros.

 

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2017 chega à 14ª edição com patrocínio do Banco Santander, Bayer, Monsanto, Pirelli, VLI, Volkswagen, Yara e com apoio da Aprosoja MT, Agrosatélite, FIESP, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

 

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafrawww.facebook.com.br/RallydaSafra ewww.instagram.com/rallydasafra.

 

DATA

08/mai seg

09/mai ter

10/mai qua

11/mai qui

12/mai sex

SAFRINHA PAPAGAIO

MUNICÍPIO

Sinop

Nova Mutum

Campo Novo do Parecis

Sapezal

Cuiabá

 

Comente através do facebook:
ENQUETE »
O que você pensa da proposta Reforma da Previdência ?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::