Boa tarde, Terça-Feira, 20 de Agosto de 2019
CLÁUDIA
Conferencia Municipal de Saúde conta com mais de 200 participantes
O município ganhou destaque na organização dos temas apresentados
13/05/2019 - 19h03 - Fonte: Assessoria

 

A Prefeitura de Cláudia por meio da Secretaria de Saúde realizou quarta-feira (08), a 4° Conferência Municipal de Saúde. O ato é concretizado a cada quatro anos, e tem por objetivo trazer os importantes avanços nas avaliações e proposições de diretrizes para as políticas municipais. O principal tema levantado na ação foi a Democracia na Saúde e Suas Diretrizes. O Evento contou com mais de 200 participantes municipais e de outras cidades.


Além de palestras preventivas, foram apresentadas amostra de saúde realizada pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipe de endemia e de saúde bucal. A ação contou também com apresentações de músicas, peças teatrais e coffee break. Realizado com a parceria de instituições e secretarias.
Todas as esferas do município tiveram seus representantes. A enfermeira e coordenadora de atenção básica Ângela Ramos Pereira, descreveu que o evento foi um sucesso e que entres os presentes compareceram desde a dona de casa à diversos outro órgão e instituições que tiveram participação em massa.


“Nós estávamos nos preparando para a conferencia desde do mês de fevereiro, porque sabíamos que tinha essa data reservada. Pesquisamos e apresentamos problemas e projetos para a melhoria da saúde do município”, pontuou.


A ação acontece em 14 municípios, que se prepararam em datas diferentes para que os representantes da regional -Sinop- poção comparecer e auxiliar.


“Nos visitamos a conferencia de União do Sul e eles vieram nos prestigiar. Nos recebemos elogios pela preparação e aprendemos muito a respeito do SUS, principalmente sobre o que fazer para que as normas e regras sejam cumpridas. Destacamos também o amplo significado de democracia, porque muitas pessoas só lembram do direito e esquecem dos deveres”, salientou.


A Coordenadora ainda lembrou que as conferencias tem como objetivo incentivar o respeito dessas diretrizes. Ela destacou também que o cidadão precisão entender que se secretária municipal oferecer um exame que não está previsto no SUS, a instituição é prejudicada por estar descumprindo a lei.


“Até onde vaio o meu direito? Eu tenho direito de tomar o remédio de pressão arterial, mas e se eu não controlar no sal vou estar me auto prejudicando. Cuidar da minha saúde é o meu dever como cidadão, e a secretaria incentiva com vigor esses cuidados”, ponderou.


Ângela destacou que a população não é muito participativa na prevenção e que preferem medicalização, mas o objetivo é prevenir para que não sejam necessários remédios ou cirurgias.


“As pessoas não dão a devida importância para a saúde preventiva, consideram mais fácil tomar o remédio depois que o problema já aconteceu. Nós disponibilizamos diversas ações como palestras e movimentos que auxiliam na prevenção de doenças. Precisamos repensar as ações de medicalização da saúde para retirarmos um pouco dessa medicação”, advertiu.


Ela também ressaltou que é de suma importante a participação da população nas conferencias e palestras, porque só através do empoderamento as pessoas vão adquirir conhecimento para correr atrás de seus direitos.


“Não adianta nada eu exigir as coisas sendo que nem mesmo eu sei o que eu estou pedindo. É importante que as pessoas participem desses eventos, para que possam adquirir o conhecimento de quais são os seus direitos e deveres como cidadãos”, esclareceu.


A enfermeira ainda lembrou que são apresentados os relatórios quadrimestrais das ações realizadas pela saúde e que a presença da população é de suma importância.
“A união sempre faz a força, eu tenho que conhecer para eu poder me unir com a informação e lutar pelo correto. Sempre buscando aquilo que é necessário, mas que ainda não existe em lei”, afirmou.


A coordenadora concluiu assegurando que a secretaria irá distribuir as informações do que foram decididas em plenário pelas pessoas presentes na conferência. Para que todos os munícipes possam estar cobrando as medidas que serão tomadas na melhoria da saúde de Cláudia.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
VOCÊ É A FAVOR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2019 ::