Bom dia, Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017
CLÁUDIA
Projeto Cláudia Produtiva Sustentável incentiva Pequenos Agricultores na produção de leite e maracujá
O objetivo é fortalecer as cadeias produtivas e melhorar o desenvolvimento das atividades no campo
09/11/2017 - 11h16 -

 

Pequenos agricultores de Cláudia vão poder aumentar a produção com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Rural, que ajuda a aplicar calcário para melhorar a qualidade do solo.

A atividade que foi iniciada em propriedades do Assentamento Keno, no começo do mês de novembro, será desenvolvida também nos demais assentamentos e em propriedades da área rural do município.

“Nossos produtores precisam deste auxilio para melhorar o desenvolvimento das atividades no campo. Os maquinários já estão no assentamento Keno e juntamente com o acompanhamento dos técnicos da secretaria realizam a distribuição do calcário nas propriedades”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Rural, Edson Moreira.

A ação faz parte do projeto Cláudia Produtiva Sustentável que vem com objetivo de fortalecer as cadeias produtivas. O incentivo do calcário é destinado à bacia leiteira e a produção do maracujá no município para proporcionar o aumento na produção.

A Prefeitura, por meio da Seder, participa subsidiando o frete para distribuição do calcário, auxilia com maquinários para o espalhamento do mesmo e o acompanhamento de técnicos nas propriedades. Fica a cargo o agricultor, realizar o cadastro prévio na secretaria, fazer a análise do solo e adquirir o calcário.

Para Edson a parceria entre a secretaria, produtor e cooperativas é muito importante para a sustentação desta atividade.

“Hoje contamos a Coopercláudia e a Coopernova como parceiros, desta forma possibilitamos ao produtor a oportunidade de investir com prazos e também com a certeza de venda da produção”, ressalta.

Diversas reuniões foram realizadas in loco nos assentamentos e na cooperativa, durante o estudo e diálogo aberto sobre o projeto.

“Já para esta primeira etapa envolvemos 35 produtores na cadeia produtiva do leite e 40 produtores na cadeia produtiva do maracujá que contam com o apoio da Seder. Para o próximo ano buscamos bons resultados, com o dobro do que ja é produzido no município”, concluiu o secretário.

Compra de gado de leite

Com as parcerias firmadas, a Coopercláudia faz frente com o auxílio para que o pequeno produtor possa adquirir o gado leiteiro com valor acessível e pagamentos com a produção. Cerca de 200 vacas leiteiras devem adquiridos com a parceria no projeto.

Cláudia atualmente conta com uma produção de 57 mil litros de leite mensal.

Resfriadores de leite

No mês de outubro o município foi contemplado com 4 resfriadores de leite, de mil litros cada, que foram entregues por meio da Secretaria de Estado.

Ao todo Cláudia conta com 12 resfriadores de leite que são distribuídos em pontos estratégicos para uso coletivo dos produtores.

Caminhão Isotérmico

Por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Zeca Viana o município será contemplado com um caminhão isotérmico que será utilizado para transportar o leite das propriedades até a cooperativa.


Por: Henrique Basinski

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Você é favorável a pena de morte?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::