Bom dia, Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2017
CLÁUDIA
Profissionais da saúde recebem capacitação sobre controle do tabagismo
A atividade faz parte de um programa que ajuda os usuários parar de fumar.
22/11/2017 - 11h17 - Fonte: Assessoria

Uma pessoa dependente do tabagismo, que fuma um maço de cigarros por dia, reduz 280 minutos de vida. Isso significa de 7 a 8 anos de vida a menos ao longo dos anos. Indo de encontro a esses dados alarmantes a Secretaria de Saúde de Cláudia realizou na última semana uma capacitação com seus profissionais.

Com a participação de médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, agentes de saúde e endemias, o evento teve o objetivo de preparar as equipes para trabalhar com fumantes que querem se livrar do vício do cigarro.

“É preciso que haja essa preparação dos nossos profissionais, toda dependência é algo que necessita de um esforço maior para o tratamento. Sabemos o quanto o tabagismo é prejudicial para o fumante e também para todos ao seu redor, sendo assim queremos dar auxilio para mudar essa realidade”, explicou a secretária de saúde, Eli Rizzi.

A capacitação foi coordenada pela facilitadora Anisangela Campos, do Escritório Regional de Saúde de Sinop, que abordou estratégias e tratamento para incentivo da cessação do hábito de fumar.

"Este é um processo que possibilita as pessoas uma reflexão sobre a sua prática profissional e consequentemente torna o seu trabalho mais qualificado. A partir desta capacitação os profissionais de Cláudia, estão preparados para buscar a diminuição do número de fumantes no município. Possibilitando melhor qualidade de vida aos usuários, pois grande parte das doenças está ligada de maneira direta ao consumo do cigarro", destacou.

Durante a atividade os participantes foram divididos em três grupos de trabalho (sentimento, pensamento e comportamento) que analisaram e discutiram sobre as temáticas.

Na oportunidade foram trabalhadas ainda as políticas públicas do tabagismo, legislações pertinentes, conceitos para abordagem ao fumante, terapia cognitivo-comportamental, tratamento medicamentoso, fatores que dificultam a cessação do tabagismo, benefícios ao parar de fumar, avaliação clínica do fumante e promoção da saúde.

Comente através do facebook:
ENQUETE »

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::