Boa noite, Domingo, 22 de Outubro de 2017
CHAPADA DOS GUIMARÃES
Energisa promove o consumo consciente de energia durante evento
O projeto Nossa Energia estará presente no "Encontro das Águas", nos dias 14 e 15/10
11/10/2016 - 18h35 - Fonte: Da Assessoria

 

Com o intuito de promover o consumo consciente de energia, a Energisa Mato Grosso leva a Chapada dos Guimarães o projeto "Nossa Energia", nos dias 14 e 15 de outubro, que será realizado durante o evento "Encontro das Águas". Somente no primeiro semestre de 2016, a iniciativa já levou conhecimento para cerca de 40 mil alunos. São 97 escolas públicas atendidas pelos caminhões do projeto e aproximadamente 1,5mil professores capacitados.

A proposta principal é mudar os hábitos de consumo de energia elétrica, evitando o desperdício e garantindo o uso consciente. Atitude boa para o meio ambiente e para o bolso, além de ser um grande desafio para as famílias brasileiras. Estima-se que 30% da energia consumida nas residências do país é desperdiçada. Uma das práticas educativas do projeto é ensinar a comunidade escolar a apagar a luz quando um ambiente não está sendo usado.

O "Nossa Energia" percorre escolas de todo Mato Grosso levando informação e conhecimento de forma divertida. Os caminhões são climatizados e adaptados para se transformarem em um laboratório com tecnologia de ponta, que inclui projeções multimídia, um comparador de lâmpadas incandescente, fluorescente compacta e LED. Têm também equipamentos para demonstração de geração de energia eólica, fotovoltaica e hidráulica, entre outros. 

 Enquanto os alunos participam de palestras, os professores passam por uma capacitação que os torna multiplicadores. Em cada escola que o caminhão passa, a Energisa deixa um kit com apostilas das informações que foram ensinadas. O material pertence ao programa Procel na Educação Básica e têm aprovação do Ministério da Educação (MEC). No primeiro semestre deste ano, 194 kits foram entregues às instituições de ensino.

 Para o diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, Riberto José Barbanera, a maneira leve e divertida como o projeto trabalha informações fundamentais, como o uso eficiente e seguro de energia, é um dos motivos do sucesso da iniciativa. "São quase 40 mil alunos que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre um assunto tão importante. E esse saber pode ser multiplicado com a criança repassando o que aprendeu. É bom para o futuro do nosso país, para o combate ao desperdício e a para economia no bolso do cliente”, diz.

 Lançado em agosto de 2015, o Nossa Energia teve investimentos de cerca de R$ 7,1 milhões e faz parte do Programa Energia Eficiente, da Energisa, seguindo as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE).

Encontro das Águas

 Com objetivo de promover a conscientização ambiental e o turismo sustentável, através da música e da arte, o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Associação Casa de Guimarães e Assembleia Legislativa de Mato Grosso, realizam o "Encontro das Águas", nos dias 14 e 15 de outubro, em Chapada dos Guimarães. A iniciativa faz parte da trilogia das águas, com campanhas educativas, ações e intervenções artísticas que tiveram início em março de 2016, com os eventos “Águas de Março” e “Águas do Cerrado” em junho.

 

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Você é favorável a pena de morte?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::