Boa tarde, Domingo, 22 de Outubro de 2017
CULTURA
Cine Teatro será sede da MT Escola de Teatro, voltada para formação em artes cênicas
A Escola será aberta oficialmente na próxima segunda-feira (14)
11/11/2016 - 09h00 - Fonte: Da Assessoria

 

Na próxima segunda-feira (14), às 17h, o Cine Teatro Cuiabá realiza a abertura oficial da MT Escola de Teatro, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura (SEC) em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça - Adaap (SP).

A Escola irá oferecer cursos de atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, sonoplastia, iluminação e produção cultural. "Não só Mato Grosso, mas todo o Centro-Oeste, sempre foi isolado de formação em artes cênicas. Para estudar teatro temos que sair daqui, agora não será mais necessário", comenta Flávio Ferreira, diretor do Cena Onze.

Para o lançamento da MT Escola de Teatro, estarão presentes o ator, dramaturgo e diretor da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, e o coordenador de projetos internacionais da SP Escola de Teatro, Marcio Aquiles. Assim como o secretário da SEC, Leandro Carvalho, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, o ministro das Relações Exteriores, José Serra,  e artistas convidados.

“Há muito tempo esperávamos por este momento. O Cine Teatro é um local de difusão de artes e será também um centro de formação. Nosso objetivo é sempre melhorar”, comemora Leandro Carvalho.

As aulas serão ministradas por profissionais da Adaap, uma referência na América do Sul - a organização é responsável também pelo sistema pedagógico e pelo gerenciamento da SP Escola de Teatro. Além de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)  e artistas da capital, como Justino Astrevo, Luiz Marquetti, Sandro Lucose, Luis Carlos Ribeiro, Ivam Belém, André de Luca, Maurício Ricardo, Juliana Capilé, entre outros.

Ao total, serão disponibilizadas 50 vagas para os cursos de formação e os interessados poderão se inscrever gratuitamente no processo seletivo até o dia 24 de novembro. A ficha de  inscrição e edital serão disponibilizados no site da Secretaria de Estado de Cultura  (SEC).

Associação dos Artistas Amigos da Praça

É uma associação sem fins lucrativos ou econômicos com o objetivo de desenvolver e administrar projetos sócio-educativos, culturais e institucionais, valorizando a arte e a educação como agentes da transformação social. Ofereceà população atividades de formação e difusão cultural em diversas áreas das artes cênicas, literatura, cinema, artes visuais, música, novas mídias, e muito mais.

SP Escola de Teatro

É a maior escola de teatro da América Latina. Inspirada no modelo de escola livre da Inglaterra do século XIX, a instituição é gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça e pensa na formação a partir da prática, de forma modular e não cumulativa. Lançada em 2009 em São Paulo, a Escola teve origem em um movimento teatral de apropriação do espaço público proposto por coletivos de artistas vinculados à Praça Roosevelt, onde está instalada uma de suas sedes hoje.

 

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Você é favorável a pena de morte?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::