Bom dia, Quarta-Feira, 20 de Junho de 2018
MAIS CONHECIMENTO
Escolas utilizam temas motivadores para ensino de física e matemática
Temas de astronomia e astronáutica foram inseridos no cotidiano de três escolas estaduais de Cuiabá. Objetivo é preparar os estudantes para a Oba
22/05/2018 - 17h27 - Fonte: Assessoria

 

O ensino da física e matemática por meio da astronomia e astronáutica foi inserida no cotidiano de três escolas estaduais de Cuiabá. O objetivo, além de propor novas formas de estudo aos alunos, é prepará-los para a Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba).

O professor de matemática João Luiz Francisco conta que na Escola Estadual Juarez Rodrigues, em Cuiabá, a temática foi trabalhada em clube, formado por 20 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental.

“Começamos os trabalhos do clube com o objetivo de participação na Oba e também na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)”.

Em paralelo, o mesmo tema estava sendo trabalhado nas escolas estaduais Senador Azeredo e Pascoal Ramos.

“Além das três escolas que já desenvolviam os projetos, também convidamos a EE Zélia Costa e EE José Magno, com o objetivo de estimular o conhecimento dos estudantes e também de incentivá-los a participarem das ações no futuro”.

Aulão

Como forma de finalizar o projeto, as escolas se uniram e em parceria com o Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), promoveram um encontro com 90 estudantes.

Os estudantes tiveram um aulão de 2h, com o objetivo de prepará-los para a prova da Oba, que foi aplicada na última sexta-feira (18) e também conheceram os laboratórios de mecânica, óptica e eletromagnetismo.

João Luiz explica que a parceria com o Instituto só foi possível graças ao apoio dos professos Denilton Carlos Gaio e Elvis Lira da Silva, que mobilizaram as acadêmicas Bruna Pereira do Amaral e Silva e Carla Gabriela Hofstaester Brzuska.

As atividades foram aplicadas pelas acadêmicas, que supervisionadas pelos professores, puderam trabalhar as principais frentes de conhecimento com os estudantes.

Oba

Em Cuiabá, sete escolas participaram da Oba, além das escolas Juarez Rodrigues, Senador Azeredo e Pascoal Ramos, também estão inscritas na competição as Escolas Plenas Antônio Epaminondas e Nilo Póvoas e a EE Presidente Médici.

Na última semana, estudantes da EE Senador Azeredo também participaram da 12º Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), lançaram um foguete de garrafa pet que alcançou 94 metros, que segundo o professor João, é um ótimo resultado.

A divulgação dos premiados na Oba deve ocorrer em até dois meses. Os estudantes receberão um certificado de participação e também uma medalha.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Em sua opinião estamos em um momento de crise financeira ou crise politica no Brasil?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2018 ::