Boa noite, Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
EDUCAÇÃO
O vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Klayton Gonçalves lembrou da parceria que o Procon já mantém com entidade.
Solenidade festiva realizada na noite desta terça-feira, 23, em Sinop, pelo Lions Clube
24/10/2018 - 15h40 - Fonte: PREFEITURA DE SINOP ASSESSORIA

Solenidade festiva realizada na noite desta terça-feira, 23, em Sinop, pelo Lions Clube, marcou a entrega da premiação da fase municipal do Concurso Internacional Cartaz da Paz, realizado pelo clube de serviço. Luiz Otávio Steinbach, 12 anos, estudante da EMEB Taciana Balth Jordão, Hillary Miranda Ferreira, 11 anos, da EMEB Rodrigo Damasceno, e Mariane Hister Zambom, 11 anos, da EMEB Vereador Rodolfo Valter kunze, foram contemplados, cada um, com certificados e aparelhos de tablet.

Presente ao evento, a prefeita Rosana Martinelli enalteceu o trabalho realizado pelo Lions e a parceria com a rede municipal de ensino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (S.M.E.E.C). Falou, também, sobre a importância do concurso para estimular, desde cedo, a percepção das crianças e adolescentes acerca da temática trabalhada. Neste ano, a perspectiva abordada foi a da “A Bondade Importa”.  "Queremos parabenizar o Lions pela iniciativa do Cartaz da Paz. Isso mobiliza e incentiva as crianças a participarem. Envolve a comunidade, os pais, as crianças. É muito importante para a vida destas crianças este prêmio, até mesmo, para a formação delas, pois serão o nosso futuro", destacou Martinelli.  

As produções artísticas foram avaliadas em critérios como a originalidade, o mérito artístico e expressão do tema. “Este concurso ocorre no mundo inteiro.  Aqui em Sinop já realizamos há alguns anos. Neste ano, 11 escolas municipais participaram e tivemos avaliação dos cartazes das crianças e chegamos até estes três cartazes finais. Três crianças que conseguiram se dedicar, se empenhar graças à ajuda das escolas e, principalmente, dos professores”, explica o leão João Werlang, associado do Lions e presidente da comissão avaliadora Cartaz da Paz.

Autora de uma das ilustrações premiadas, Hillary conta que usou sua percepção de mundo para expressar duas faces da bondade. Seu desenho apresenta uma tela dividida ao meio e, em cada lado, figuras de mulheres e crianças em uma inter-relação de solidariedade. "Eu vim observando o mundo, que é bem diferente da realidade  para fazer o desenho. Não é muito do que se vê atualmente", contextualizou a autora.

Já o estudante Luiz Otávio espelhou-se em suas vivências cotidianas, ainda à época que residia com a família no Estado de São Paulo, para dar vida à sua criação. Mesclando elementos do cenário urbano como ruas, o trânsito, as problemáticas das cidades, o desenho insere, em meio ao que parece caótico, pequenas ações e gestos que introduzem a bondade e a solidariedade como marcas de transformação. "Sempre via isso na rua e aí me veio na cabeça pintar isso. Foram quatro horas, quatro tardes inteiras [para pintar]", falou Luiz.

Por sua vez, Mariane expressou a bondade em uma tela que mesclava o auxílio ao próximo em um ambiente urbano e que dialoga com a natureza. "Usei minha imaginação e tentei me inspirar em coisas reais. Ele trata a mensagem que a bondade não precisa ser feita só uma vez, mas tem que ser feita todos os dias e tem que existir em nosso caminho", contou. 

Secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti lembrou, durante a agenda de premiação, como a temática trabalhada no concurso se relaciona diretamente com os estudantes e suas vidas. “Trabalhar a paz com nossos alunos é muito importante para que eles fortaleçam a solidariedade, a pacificidade. Em um mundo tão violento é importante trabalharmos este caráter com nossos alunos desde pequenos para que cresçam com valores que possam mudar a sociedade”, pontuou.

Além da entrega dos prêmios aos vencedores, foram reconhecidos, durante a cerimônia, a atuação dos professores orientadores dos trabalhos e das escolas, com a entrega de certificados. Agora, os três desenhos selecionados avançam para a etapa distrital para novo julgamento com demais trabalhos desenvolvidos em outras cidades. Caso sejam classificados, passam para a fase distrital múltipla podendo, então, chegar ao último dos níveis: o internacional.

Comente através do facebook:
ENQUETE »

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2018 ::