Bom dia, Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017
AMIGUINHOS EM AÇÃO
Gibi promove educação social em escolas e eventos do governo estadual
Lançamento ocorreu durante a 9ª Caravana da Transformação, realizada em Juína entre os dias 19 e 23 de setembro.
25/09/2017 - 11h01 - Fonte: Gcom-MT

Oferecer a crianças e adolescentes que participam de ações do governo, como a Caravana da Transformação, bem como aos alunos da rede estadual de ensino público, uma visão ampla e atual de temas sociais, ambientais e culturais, colaborando para a formação de cidadãos mais conscientes.

Este é o propósito do gibi “Amiguinhos em Ação”, criado pelo Gabinete de Comunicação do Governo do Estado e lançado durante a 9ª Caravana da Transformação, em Juína (732 km ao norte de Cuiabá), ocorrida entre os dias 19 e 23 de setembro.

Segundo organizadores, a receptividade foi positiva. “O gibi é legal, é rápido, é divertido, e fala de coisas que vão influenciar no nosso futuro, como o meio ambiente, e da importância de cuidar dele”, disse Ana Paula Valente da Silva, 16 anos, uma das alunas a visitar a Caravana, após receber o gibi em mãos.

Os envolvidos na produção do gibi destacam que o projeto visa valorizar aspectos históricos e culturais do Estado e conscientizar o público infanto-juvenil sobre questões e conceitos importantes para a sociedade, como a sustentabilidade, a solidariedade, o trabalho voluntário e o protagonismo social, promovendo, de forma lúdica, mudanças de comportamento. Assim, busca-se auxiliar a formação do caráter destes pequenos cidadãos.

Para chamar a atenção de um público que prefere interagir com celulares de última geração, computadores e vídeo games, o jeito foi recorrer a um dos meios de comunicação mais queridos da criançada: o gibi. Cinco personagens tem a missão de representar com fidelidade a diversidade étnico-cultural que formou a população do estado.

As características dos cinco amigos refletem a abrangência social experimentada por uma sociedade mais inclusiva. Cauã lembra as origens indígenas de grande parte da população mato-grossense; Davi, descrito como um ‘garoto esperto’, representa as pessoas com deficiência (PCD). Juninho é o líder e o esportista da turma, enquanto Malú é a tradução perfeita da adolescente extrovertida, que adora tirar muitas selfies. Tininha, sempre bem-informada e inteligente, completa o grupo.

”Diante da carência de elementos do universo da fantasia com identidade cultural legitimamente mato-grossense, criamos esta ferramenta, que possibilitará uma série de desdobramentos positivos e adequações aos mais diversos momentos e oportunidades de comunicação, do período de combate às queimadas ao período de combate ao mosquito da dengue, do Natal ao Dia das Crianças, da Volta às Aulas ao Aniversário de Mato Grosso, entre outras possíveis aplicações”, explica um dos autores do projeto.

O material será distribuído gratuitamente nos eventos promovidos pelo Governo do Estado, além de ser entregue na rede estadual de ensino.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Você é favorável a pena de morte?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::