Boa tarde, Quarta-Feira, 23 de Maio de 2018
INCENTIVO AO ESPORTE
Medalhista de ouro participa de bate-papo com alunos do Rede Cidadã
Entre as vantagens que o esporte proporciona, na visão de David Moura, estão: disciplina, paciência, coragem e otimismo.
16/05/2018 - 16h52 - Fonte: Sesp-MT

Alguns de kimono e outros de uniforme; crianças e adolescentes; meninos e meninas. Duas coisas em comum entre todos: alunos do projeto Rede Cidadã e a expectativa para conhecer o judoca cuiabano, que é medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2015 e vice-campeão mundial de 2017, David Moura.

O judoca participou, nesta terça-feira (15.05), de um bate-papo com os jovens atendidos pelo Rede Cidadã na unidade do bairro Planalto, em Cuiabá. A quantidade de perguntas feitas pelos alunos e os pedidos para tirar foto ao lado do atleta deixou claro que a expectativa foi atendida.

Ricardo Nunes Delgado, de oito anos, era um dos alunos do projeto que queria conhecer David Moura. Ele, que faz judô no Rede Cidadã e já passou pela faixa branca, cinza, azul e agora está na amarela, gostou de estar lado a lado do judoca. “Fiquei muito animado de conhecer o David Moura, vou contar para meus amigos e para o pessoal de casa que conheci o judoca que me inspira”.

 

Ser inspiração para crianças e adolescentes foi o que motivou o convite para que David Moura conversasse com os alunos do Rede Cidadã. A ideia surgiu do professor de judô Willem Pereira. “David Moura é um exemplo de pessoa e profissional, um bom exemplo a ser seguido pelos jovens. No esporte ele é uma referência, é um ídolo”.

O judoca cuiabano, conhecido mundialmente, contou um pouco da própria história aos jovens e alguns pais que por ali estavam. Entre várias coisas, David Moura disse que o esporte é uma ferramenta que ajuda na transformação e pode auxiliar nas diversas escolhas da vida. Ele enfatizou o fato da persistência. “Uma coisa que todos os campeões de todos os esportes têm em comum é o fato de que não desistiram”.

No entanto, ele fez questão de explicar sobre a persistência. “Tem que tomar cuidado quando se fala não desista nunca. Às vezes você está no caminho errado e não desistir é se afundar no caminho errado. Eu, por exemplo, hoje sou judoca, mas já fiz boxe e desisti porque percebi que não era um caminho que eu queria e seria feliz, aí voltei para o judô”.

Entre as vantagens que o esporte proporciona, na visão de David Moura, estão: disciplina, paciência, coragem e otimismo. Em concordância com o esportista, a coordenadora do projeto Rede Cidadã, coronel da Polícia Militar Zózima Dias dos Santos, destacou a disciplina. “O judô e outras atividades ofertadas aqui [Rede Cidadã] trabalham a disciplina e isso ajuda a mudar para melhor a conduta dos futuros adultos”.

 

A coordenadora ainda ressaltou que o objetivo do projeto é auxiliar as crianças e adolescentes a seguirem em bons caminhos, e que as parcerias são fundamentais para o sucesso do Rede Cidadã.

Quem já está seguindo para bons caminhos é o Erick Cristophe, de nove anos, aluno do Rede Cidadã há dois meses. Isso é uma afirmação da própria mãe dele, Cristiane Figueiredo. “Desde que ele entrou aqui o comportamento mudou para melhor em casa e na escola. A produtividade dele aumentou bastante”.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Em sua opinião estamos em um momento de crise financeira ou crise politica no Brasil?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2018 ::