Boa tarde, Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017
PEQUIM
China revela nova liderança sem apontar sucessor claro de Xi Jinping
Todos os sete membros do Comitê Permanente têm em torno de 60 anos de idade, e pela primeira vez não há nenhum integrante nascido antes da Revolução Comunista de 1949.
25/10/2017 - 08h36 - Fonte: Reuters/Philip Wen e Michael Martina

O Partido Comunista da China rompeu nesta quarta-feira com um precedente recente e revelou a nova composição de sua liderança sem um sucessor claro para o presidente Xi Jinping, que aos olhos de muitos se tornou o líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-tung.

Além de Xi, o primeiro-ministro Li Keqiang foi o único que manteve o posto em meio às amplas mudanças no Comitê Permanente do Politburo. Agora se especula que Xi pode buscar continuar em algum cargo ao fim de seu segundo mandato em 2022.

Todos os sete membros do Comitê Permanente têm em torno de 60 anos de idade, e pela primeira vez não há nenhum integrante nascido antes da Revolução Comunista de 1949.

A composição do Comitê Permanente, que detém o poder máximo na segunda maior economia do mundo, pareceu fazer concessões para incluir uma gama variada de vozes das elites do partido.

O órgão inclui uma pessoa que se sabe ser muito próxima de Xi -- Li Zhanshu. Li, que acompanha Xi com frequência em viagens ao exterior, foi nomeado como membro de terceiro escalão, o que significa que provavelmente assumirá o papel de chefe do Parlamento. A confirmação só virá quando a legislatura se reunir em março próximo.

Xi já havia fortalecido sua posição consideravelmente antes do anúncio, já que sua teoria política e sua estratégia de desenvolvimento “Cinturão e Rota” voltada para a infraestrutura foram incorporadas à Constituição do partido. Ele foi nomeado “cerne” da legenda no ano passado.

CAPITAL POLÍTICO

Damien Ma, membro e diretor-associado do centro de estudos norte-americano Instituto Paulson, disse que o resultado pode não ter sido totalmente o que Xi queria, mas que ele teve que buscar um equilíbrio.

“Realmente acho que Xi forçou a mão para colocar seu pensamento no estatuto do partido – e também o Obor (Um Cinturão, Uma Rota, na sigla em inglês) e sendo o ‘cerne’ – e não gastou necessariamente todo seu capital político para elevar todos que queria”, disse Ma.

O próprio Xi não fez menção a quem poderia ser seu sucessor ao apresentar seu novo Comitê Permanente em uma grande sala do Grande Salão do Povo de Pequim, um evento transmitido ao vivo para todo o país.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Você é favorável a pena de morte?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::