Boa noite, Domingo, 16 de Dezembro de 2018
GARIMPO ILEGAL
Imagens aéreas exclusivas revelam clarão na Amazônia e garimpo ilegal
Imagens aéreas mostram movimento de garimpeiros a 11 km de Aripuanã, Norte de MT
01/11/2018 - 10h58 - Fonte: Rdnews

Imagens aéreas exclusivas obtidas pelo  mostram clarão em meio à mata amazônica e a movimentação de milhares de homens e algumas mulheres que estão em Aripuanã (a 1,2 mil km de Cuiabá), alimentando sonho de enriquecer atrás de ouro em um garimpo ilegal. O cinegrafista Márcio Palharini assina as imagens (abaixo).

O garimpo fica dentro de uma fazenda, a Dardanellos, de propriedade do casal Luiz e Leonor Saliez. Eles são de Santa Catarina, moram em Joinville. O Grupo Votorantim tem a concessão para explorar minério no local concedida pelo Governo Federal. O contrato com os proprietários tem 23 anos, conforme apurou a reportagem.

A fazenda está localizada na estrada Progresso, km 06, zona rural, uma região de pé de serra chamado "Grota da Anta".

Na segunda (29), responsável legal pela fazenda, Afrânio Mauro da Silva, compareceu à delegacia de Aripuanã para registrar boletim de ocorrência da invasão. Relata que há um processo de implantação de manejo sustentável na propriedade, a qual foi invadida por diversas pessoas que passaram a garimpar minério de ouro.

Corre a notícia de que no local há pedras com fagulhas de ouro na superfície.

A invasão teve início na última sexta (26), por volta das 17h30, e desde então não para de chegar gente.

Afrânio conta que no local há máquinas pesadas, caminhões, caminhonetes e motos, que são usados para retirada e transporte de material. Ele não soube informar quem são os invasores e garantiu que nunca permitiu a entrada de pessoas para fins de garimpagens no local.

A Polícia Federal, por meio de nota, informa que está ciente da situação e já começou a investigar os envolvidos. O Ministério Público cobra de órgãos responsáveis a devida fiscalização.

Comente através do facebook:
ENQUETE »

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2018 ::