Boa tarde, Quinta-Feira, 22 de Junho de 2017
MEIO AMBIENTE
Voluntários retiram dois caminhões de lixo do rio Guaporé, em Pontes e Lacerda
Ação é realizada em Pontes e Lacerda desde os anos 2000. Iniciativa inspirou o deputado Wancley Carvalho (PV) para limpeza do rio Cuiabá, em junho
13/10/2016 - 14h18 - Fonte: MEIO AMBIENTE

Dezenas de pessoas participaram da 17ª edição da limpeza do rio Guaporé, em Pontes e Lacerda. Com mais de 130 embarcações, os voluntários retiraram dois caminhões de lixo que estavam jogados nas águas do rio. A iniciativa é realizada desde os anos 2000, pela Comissão Pró Ecológica Amigos do Rio Guaporé.

Limpeza do Rio Guaporé (Foto: JLSiqueira/ALMT)

Esta foi a edição que reuniu o maior número de participantes. A ação voluntária  retirou entulho das águas e margens do rio, em um trecho de 35 quilômetros. Há vários anos, o deputado Wancley Carvalho (PV) participa da iniciativa, que inclusive, motivou o parlamentar a estender o trabalho, e realizar movimento voluntário semelhante no rio Cuiabá, em junho desse ano.Além da limpeza, o parlamentar tem preparado novas ações para melhorar a saúde do rio Guaporé. "Temos dois grande córregos na cidade que acabam despejando os entulhos no rio. Estamos estudando uma forma de criar barreiras de contenção, além de realizar revitalização desses locais", pontuou.

O parlamentar também pretende reflorestar as margens do rio Guaporé e dos córregos Marechal Rondon e Buriti, que cortam Pontes e Lacerda. "Vamos plantar vegetação nativa e devolver a mata ciliar, tão importante para preservação. Além disso, pretendemos, com o apoio dos voluntários, realizar projeto para soltar alevinos no rio Guaporé", finalizou.

A limpeza do rio é organizada e realizada pela Comissão Pró Ecológica Amigos do Rio Guaporé, presidida por Bianor Filho, conhecido como Nenezão. "Começamos há 16 anos com apenas seis pessoas e três barcos. Fico muito feliz em ver tantos voluntários reunidos: que gastam o próprio dinheiro para participar e ajudar a cuidar do rio", comemorou Nenezão.

A ação foi realizada no último domingo (9), e reuniu também voluntários da Teoria Verde, que desenvolve projeto voltados à educação ambiental no estado.

Amigos do Rio Cuiabá - Há vários anos o deputado Wancley Carvalho (PV) participa da ação de limpeza, em Pontes e Lacerda. A ação local motivou parlamentar a estender o trabalho, e realizar trabalho voluntário semelhante no rio Cuiabá, na capital do estado.

"A exemplo do que é feito no rio Guaporé, reunimos mais de 1.500 voluntários, 50 entidades e retiramos cerca de 30 toneladas de lixo do Rio Cuiabá. Os bons exemplos precisam ser copiados. A natureza agradece", finalizou.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
O que você pensa da proposta Reforma da Previdência ?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::