Boa noite, Domingo, 22 de Outubro de 2017
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Mais de 250 mil jovens mato-grossenses podem se inscrever no ID Jovem
02/06/2017 - 15h04 - Fonte: Gcom - MT

Gestores municipais da Assistência Social participaram de um treinamento, nesta última terça-feira (30.05), para a implantação do Programa do Governo Federal Identidade Jovem (ID Jovem) no Estado de Mato Grosso.  A capacitação foi uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e com a prefeitura Municipal de Cuiabá.

O objetivo do ID jovem é garantir que jovens entre 15 e 29 anos tenham acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual. Os serviços são direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude. Em Mato Grosso, cerca de 250 mil jovens podem ser beneficiados com o programa.  A expectativa é que o programa seja lançado ainda em junho, em todo o Estado.

A palestra foi realizada no período da manhã, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano da capital. Durante a programação, os gestores receberam um material de apoio com informações de como funcionará o programa, quem pode ser beneficiado, quais as condições para ter acesso aos benefícios e outras informações.

Na semana passada, o secretário da pasta, Max Russi, se reuniu com o Presidente Interino do Conselho Estadual da Juventude (Convuj-MT), Raphael Brunini e com o Monitor Regional da Secretaria Nacional de Juventude, Matheus Felipe de Araújo, para discutir sobre a execução do Programa ID Jovem  no estado.

"Esta parceria entre o Governo Federal e o Estadual por meio da Setas será importante  para a implementação do Programa Identidade Jovem nos 141 municípios, pois com a  implantação do programa, o estado atenderá aproximadamente 250 mil jovens que se encontram em estado de vulnerabilidade", disse Raphael Brunini.

 

O Monitor Regional da Secretaria Nacional de Juventude, Matheus Felipe de Araújo, também conta, que o programa Identidade Jovem (ID) foi lançado pelo governo federal no ano passado por meio da Secretaria Nacional da Juventude e que 124 mil jovens já foram beneficiados.

"O Governo Federal visa proporcionar ao jovem de baixa renda não só a possibilidade de ter acesso aos meios artísticos e culturais, mais também fomentar esse anseio de estar participando desses meios culturais. O nosso público alvo é 16 milhões, ainda em 2017", ressaltou Matheus Araújo.

O secretário-adjunto de Cidadania, Samir Bosso Katumata, participou da capacitação e pontuou que a capacitação irá  auxiliar os gestores. "Essa capacitação vai preparar melhor os profissionais, para que todos os grande parte de nossos jovens sejam beneficiados. Esse é o nosso maior objetivo", enfatizou, durante o treinamento.

 

Programa ID Jovem

Criada pelo Decreto nº 8.537/2015, A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que comprova a condição do jovem de baixa renda para acesso aos benefícios da meia entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, das reservas de vagas nos veículos  gratuitas do sistema de transporte coletivo interestadual, e da carteira de estudante.

A ID Jovem é um cartão virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. O documento pode ser emitido pela internet ou pelo aplicativo de smartphone com o número do NIS (Número de Identificação Social). Veja mais informações no site do ID Jovem.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Você é favorável a pena de morte?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::