Boa noite, Sexta-Feira, 27 de Abril de 2018
PUBLISHNEWS 2017
Em 2017, a equipe do PN deu duas voltas na terra em viagens oficiais
Confira como foi o ano para o PublishNews
21/12/2017 - 10h51 - Fonte: publishnews

Esta é a penúltima edição do PublishNews em 2017. Amanhã encerramos o ano e retornaremos no início de janeiro (voltamos a trabalhar no dia 2, preparando a primeira edição de 2018, que sai no dia 3). Fim de ano é hora de rever o ano, lembrar do que deu certo, do que fizemos acontecer e, claro, já começar a programar o ano que chega. Na redação do PublishNews não é diferente.

Equipe do PublishNews ao receber a Menção Honrosa do Prêmio IPL - Retratos da Leitura | © Divulgação / IPL

O ano que está já nos seus suspiros finais foi muito importante pra gente. Foi quando tiramos do papel sonhos importantes, como foi o caso do Prêmio Avena PublishNews, cuja primeira edição foi entregue em março, que deu reconhecimento aos profissionais de marketing e de vendas por trás dos livros que foram campeões na Lista do PublishNews no ano anterior. O sucesso foi tanto que já aproveitamos para anunciar que a entrega do Prêmio Avena 2017 está marcada para o dia 19 de março, na Unibes Cultural, em SP.

Outro prêmio que ganhou relevância em 2017 foi o Jovens Talentos, que busca profissionais de até 35 anos que se destacaram no cenário editorial brasileiro. Na edição de 2017, o Jovens Talentos foi para  Cayube Dias Galas, gerente editorial da FTD; Fernanda Scherer, sócia da Editora Piu; Gustavo Abreu, sócio e editor do Grupo Letramento; Laura Grossman, gerente de contas da Amazon e Gustavo Lembert, diretor de produtos da TAG - Experiências Literárias, que ganhou o prêmio especial e viajou para Frankfurt com todas as despesas pagas.

E por falar em prêmio, o PN não só deu, mas também recebeu prêmio em 2017. Fomos Menção Honrosa no Prêmio IPL - Retratos da Leitura, o que nos encheu de muita alegria. A homenagem é, segundo os organizadores, um reconhecimento do trabalho que nos tornou “a principal fonte de informações para e sobre o mercado editorial, a cadeia produtiva do livro e o mundo da leitura”. Orgulho nos define!

Outro projeto que saiu do papel em 2017 foi o do Pub-Livro, cuja primeira edição aconteceu, orgulhosamente, dentro da programação da tradicionalíssima Feira do Livro de Porto Alegre. Foi, sem dúvidas, um momento histórico nos 16 anos do PublishNews.

O ano também serviu para repetir projetos vencedores iniciados em anos anteriores. Foi o caso do InterLivro – Encontro Internacional de Profissionais do Livro, que teve a sua segunda edição junto com a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Aliás, essa edição da Bienal foi duplamente feliz para o PublishNews já que, além do InterLivro, consolidamos uma parceria, que já rendeu bons frutos, com a HarperCollins. Juntos nós realizamos um festão na Ilha da Gigoia e assinamos, também com muito orgulho, a curadoria de uma programação não comercial dentro do estande da editora na Bienal. Foram experiências incríveis.

E, claro, não poderia faltar a Flip. Nesse ano, levamos a programação de debates da Casa PublishNews em Paraty para a academia e ela chegou em julho forte, musculosa, com uma programação de vigor que reuniu nomes importantes que debateram assuntos de relevância para o mercado. Isso sem falar na festa democrática que realizamos na Praia do Pontal pelo segundo ano consecutivo. 

E o tanto que a nossa equipe do editorial viajou em 2017? Numa conta por cima, foram mais de 75 mil quilômetros rodados, o que dá quase duas vezes a circunferência da Terra. Para além das fronteiras territoriais brasileiras, estivemos em Buenos AiresFrankfurtGuadalajara e Sharjah, onde, aliás, Talita Facchini, a nossa repórter, fez a sua estreia internacional.

Andamos muito pelo Brasil também. Além da Bienal do Rio, que já citamos nessa retrospectiva, estivemos no Rio para a Primavera Literária. Fomos para Ouro Preto acompanhar o Fórum das Letras. Testemunhamos a histórica edição de retomada da importantíssima Jornada de Passo Fundo. Estivemos em Belo Horizonte para acompanhar a Primavera Literária e o Festival Literário de Belo Horizonte e em Maceió para acompanhar a Flipontal, evento do bairro das mulheres rendeiras da capital alagoana que estreou no calendário literário nacional em 2017.

Enfim, foi um ano importante, de muitas realizações. Para o ano que vem, estamos preparando novos projetos, alguns bastante audaciosos e quem viver verá! 

Na edição de amanhã, publicamos uma retrospectiva de tudo aquilo que aconteceu no mercado em 2017. 

Confira abaixo uma galeria de imagens de momentos especiais para a equipe do PublishNews em 2017:

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Em sua opinião estamos em um momento de crise financeira ou crise politica no Brasil?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2018 ::