Bom dia, Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018
ATUALIDADES
Geração 90 é destaque da edição de janeiro do Cândido
Edição 78 do jornal da Biblioteca Pública do Paraná traz um panorama sobre os autores que figuraram as coletâneas organizadas por Nelson de Oliveira e conta os bastidores do projeto
04/01/2018 - 11h14 - Fonte: publishnews

A edição de janeiro de 2018 do jornal Cândido, editado mensalmente pela Biblioteca Pública do Paraná, traz como destaque os escritores que fizeram parte das antologias de contos Geração 90 - Manuscritos de computador (2001) e Geração 90 - Os transgressores (2003).

Os livros causaram rebuliço no meio literário brasileiro, provocando reações de amor e ódio entre críticos e leitores. Hoje, mais de 15 anos após os lançamentos das coletâneas, o Cândido traz um balanço dessa geração. O ensaísta, escritor e crítico Luís Augusto Fischer traçou um panorama sobre os autores que figuraram nas ousadas coletâneas organizadas por Nelson de Oliveira.

Em um primeiro texto, Fischer mostra como esses prosadores aos poucos passaram de apostas a realidades concretas da literatura nacional, e em um segundo texto, faz uma análise da produção da Geração 90. Já Nelson de Oliveira, em texto memorialístico, conta os bastidores do projeto editorial que deu visibilidade a novos autores brasileiros.

O embrião das antologias, escreve Oliveira, surgiu a partir de encontros promovidos pelos escritores Marcelino Freire e Evandro Affonso Ferreira em um café de São Paulo. A edição 78 do Cândido traz também o registro da participação de Paulo Lins no projeto Um Escritor na Biblioteca, em novembro passado; e a terceira entrevista da série Os editores, com Jacó Guinsburg.

Comente através do facebook:
ENQUETE »

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2018 ::