Boa tarde, Domingo, 22 de Setembro de 2019
SINOP
Varal está na XV edição
"Entre Versos e Prosas: A Obra de Santiago Villela Marques"
31/05/2019 - 17h12 - Fonte: tyrannusmelancholicus

Começou na quarta (29) e prossegue até a sexta-feira, em Sinop, a décima quinta edição do Varal de Poesia. Com programação variada que privilegia as letras, de várias maneiras, em especial o verso, o evento é uma iniciativa da Unemat de Sinop.

Santiago Villela, o homenageado, um dos mais reconhecidos autores de Mato Grosso em nível nacional, ganhador de inúmeros prêmios

"Entre Versos e Prosas: A Obra de Santiago Villela Marques" é o tema do Varal neste ano, uma homenagem póstuma a um dos principais autores de Mato Grosso, que viveu a maior parte de sua vida no município do Norte do Estado, e que partiu para outras dimensões no ano passado. 

Santiago é unanimidade no meio literário mato-grossense, autor muito querido e respeitado, graças ao seu aspecto humano e também a qualidade da sua produção, que lhe rendeu perto de vinte premiações nacionais, entre elas, o Prêmio Sesc de Literatura por duas vezes.

Claro que os escritos de Santiago, de uma forma ou de outra, são destaque no Varal, mas o evento conta ainda com participações autorais de respeito e com longa militância nas letras mato-grossenses, como as poetas Marli Walker e Luciene Carvalho. 

Muita música e também a dança fazem parte da programação. Três concursos de poemas, infantil, juvenil e adulto; desenvolvidos previamente, terão seus vencedores anunciados no Varal. Os dois primeiros são voltados aos alunos dos ensinos fundamental e médio, e o terceiro é aberto à comunidade em geral, sem limite etário.

Autor já publicado no tyrannus, Klaus Henrique Santos, vive em Sinop e é frequentador do Varal de Poesia ao longo desses anos. Sobre o homenageado do evento, disse Klaus: "Muito além da sua produção literária, que não tenho dúvida, permanecerá viva e muito além das fronteiras Mato-grossenses, Santiago nos deixa um legado de amizade, humanidade, amor e respeito às diferenças. A maioria das obras dele foi batizada com apenas uma palavra e se eu pudesse defini-lo em uma, apesar de isso ser impossível, eu diria: generosidade.  Sou muito grato às forças do universo que me permitiram tê-lo como amigo e dividir com ele algumas cervejas entre nossas conversas".

O tyrannus saúda a iniciativa e parabeniza a Unemat, instituição de ensino que tem se mostrado forte aliada das letras mato-grossenses nos últimos anos, em vários municípios onde está presente. Há que se ressaltar a longevidade do Varal de Poesia, que teve sua primeira edição em 2003 e de lá pra cá vem acontecendo anualmente. 

Essa constância serve de exemplo, inclusive, aos gestores públicos da cultura estadual que, nos últimos anos, têm se mostrado um verdadeiro desastre para a tristeza da classe artística, independente deste ou daquele governo. 

A força das vozes femininas da literatura mato-grossense dando o ar da graça em Sinop pra agigantar aquela coisa toda da poesia nossa de cada dia

O Varal de Poesia de Sinop é realizado com apoio cultural da Prefeitura de Sinop, do Conselho de Cultura, da Fael, Profletras, PPGLetras e Bridgestone. 

Comente através do facebook:
ENQUETE »
VOCÊ É A FAVOR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2019 ::