Boa noite, Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2018
SAÚDE
SES e VG se unem para enfrentar epidemia da febre chikungunya
Alexandre Peron reforça a necessidade de os moradores manterem seus quintais limpos, livres dos focos do mosquito.
26/01/2018 - 15h48 - Fonte: SES-MT

Equipes gestora e técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Prefeitura de Várzea Grande alinharam nesta quinta-feira (25.01) ações para o enfrentamento da epidemia da febre chikungunya que acomete o município. De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, Mato Grosso registrou 3.617 casos de febre chikungunya em 2017, um aumento de 184% em comparação a 2016, que teve 1.275casos notificados.

Um dos municípios que contribuiu para esta estatística é justamente Várzea Grande, que já contabiliza cerca de 1.800 casos notificados somente nas três primeiras semanas de 2018. Ainda segundo o Boletim nº 45 da Vigilância Epidemiológica, em 2016 foram registrados na cidade quatro casos e, em 2017 o número subiu para 2.350 casos notificados. Há um óbito pela doença confirmado no município.

Durante a reunião, Estado e município uniram forças para controlar a epidemia. Técnicos da Secretaria de Saúde de Várzea Grande apresentaram um projeto de enfrentamento e a SES vai apoiar com veículos, insumos e qualificação técnica. A Defesa Civil Estadual também participa da força-tarefa.

Alexandre Peron, coordenador em substituição da Vigilância Epidemiológica do Estado, reconhece o esforço da Prefeitura de Várzea Grande e a eficiência do plano de contenção e destaca o apoio que a SES.

Porém, alerta para a importância da mobilização no combate ao vetor da doença, que é o mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da febre chikungunya como da dengue e da zika. Alexandre Peron reforça a necessidade de os moradores manterem seus quintais limpos, livres dos focos do mosquito.

O coordenador ainda chama a atenção da população para procurar a unidade de saúde mais próximaao notar sintomas da doença, para evitar que os efeitos se tornem crônicos e passem para o estágio mais avançado.

Comente através do facebook:
ENQUETE »

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2018 ::