Boa tarde, Quarta-Feira, 23 de Maio de 2018
H1N1
Comerciante morre no isolamento do PS de VG e suspeita é de novo caso de H1N1
14/05/2018 - 17h42 - Fonte: RDNews

comerciante Wagner Api, de 32 anos, morreu, na manhã desta segunda (14), sob a suspeita de ter contraído o vírus influenza A (H1N1). O homem morava em Várzea Grande e estava internado no Pronto-Socorro.

Comerciante Wagner Api morre no PS. Suspeita é de H1N1

Api era proprietário da lanchonete "Zap Zap Assados" e estava internado no PS de Várzea Grande desde 24 de abril. Conforme a família, ele chegou ao local com uma forte gripe, que foi se intensificando com o passar das semanas.

Reprodução

Logo nos primeiros dias em que permaneceu na unidade de saúde, levantou-se a suspeita de que o homem poderia estar com o vírus H1N1. Desta forma, ele foi encaminhado para um leito de isolamento, onde não ficou em contato com demais pacientes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande confirmou a suspeita de que o comerciante tenha morrido em decorrência do H1N1. O exame foi encaminhado ao Laboratório Central de Cuiabá em 27 de abril e deve ficar pronto em, aproximadamente, um mês.

A pasta informou que realizou procedimentos de esterilização da área em que o comerciante estava internado. A área foi isolada e passou por um processo de limpeza intensa. Conforme a secretaria, a medida é necessária quando há a suspeita de morte por H1N1.

No perfil do comerciante no Facebook, a viúva dele, a comerciante Adila Nycollas, lamentou a morte do marido.

Facebook

\"Wagner

Vítima deixa esposa e filho e surpreende a família com morte precoce, não resistindo aos problemas respiratórios

"Como dói saber que meu filho perdeu o pai. Como dói saber que não vou ser acordada com uma flor e ouvir 'eu te amo'. Como dói saber que não vamos nos abraçar. Todos que o conhecem sabe o coração maravilhoso que você tinha e o quanto era amado por todos. A ficha ainda não caiu. Te amo, minha vida e sempre levarei o seu melhor exemplo de homem", escreveu.

Outros diversos amigos e parentes do comerciante também lamentaram, por meio de publicações no Facebook, a morte de Api.

Dados de H1N1

 

 

Conforme a Prefeitura de Várzea Grande, uma morte por H1N1 foi confirmado no Município, desde janeiro. Outros 14 casos estão sendo investigados.

Também foi confirmada, no Município, a morte de uma pessoa em decorrência do vírus Influenza A H3.
Em Mato Grosso, conforme o boletim da Vigilância Epidemiológica Estadual, foram registradas cinco mortes em decorrência do vírus Influenza A, somente neste ano. Há cerca de 270 casos suspeitos.

Vacinação

Neste sábado (19), acontecerá, em Cuiabá e Várzea Grande, o Dia D da campanha contra a gripe influenza.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, Mato Grosso já recebeu, até agora, 593 mil doses da vacina, o que representa 70% do total previsto para atender a demanda, que é de 850 mil doses para um público alvo de 773.050 pessoas. A previsão do Ministério da Saúde é de que Mato Grosso receba mais 85 mil doses no início da próxima semana.

O vírus

A influenza é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com elevada transmissibilidade, podendo ser contraída várias vezes ao longo da vida, podendo se manifestar de forma mais ou menos grave. Existem vários tipos e subtipos do vírus Influenza.

Contudo, apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde humana. A influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste do país. Em Mato Grosso, ocorre a circulação de vírus da Influenza Sazonal A H3 e B.

Vítima deixa esposa e filho e surpreende a família com morte precoce, não resistindo aos problemas respiratórios

Tem a síndrome respiratória aguda grave a pessoa hospitalizado com febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e que apresente dispneia. Também podem ser observados os seguintes sinais: saturação de O2 menor que 95% ou desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Em sua opinião estamos em um momento de crise financeira ou crise politica no Brasil?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2018 ::