Boa tarde, Terça-Feira, 19 de Março de 2019
DIA DO DOADOR
Mato Grosso tem 4 mil doadores voluntários de sangue por mês
Deputado Nininho destaca importância do doador e lembra Dia Nacional do Doador Voluntário, comemorado no domingo (25)
27/11/2018 - 09h41 - Fonte: Vânia Neves / Gabinete do deputado Nininho

 

Nesta segunda-feira (26), o MT-Hemocentro comemorou o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, a data é celebrada no dia 25 de novembro. Em Mato Grosso são produzidas uma média de 5 mil bolsas de sangue para teste por mês e, mensalmente, 4 mil doadores voluntários fazem doação. O deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, que também é doador, participou da comemoração juntamente com a diretora do MT-Hemocentro, Silvana Salomão, servidores, pacientes e doadores voluntários.

De acordo com o deputado, as ações realizadas pelo Hemocentro devem ser valorizadas cada vez mais por toda população. “A doação de sangue, no meu ponto de vista, é um dos atos mais importantes. Por meio do sangue, muitas doenças são tratadas, muitas pessoas ligam a doação de sangue apenas para atender as transfusões, porém, é muito mais que isso, um exemplo são as pessoas que estão nas filas para transplante de medula óssea que necessitam das plaquetas retiradas do sangue”, explicou o parlamentar.

Para Silvana Salomão, a comemoração é motivo de gratidão por todos os doadores voluntários. “Não existe sangue artificial, a medicina evoluiu muito, mas ainda não foi capaz de fabricar o sangue, nós precisamos sim da nossa matéria-prima fornecida pelos doadores que comparecem na captação, a cada bolsa colhida quatro vidas são socorridas, então, a palavra que resume o nosso sentimento aos doadores voluntários é gratidão”, ressaltou a diretora do MT-Hemocentro.

O advogado e vice-presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro, Paulo Cezar, é doador há 18 anos. “Um dia depois que eu completei 18 anos conquistei uma das minhas metas que era me tornar um doador de sangue e, graças a Deus, sou um doador regular, a cada três meses compareço para fazer a doação e também sou doador de plaquetas”, contou Paulo Cezar.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Como você avalia o presidente Bolsonaro?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2019 ::