Boa tarde, Domingo, 22 de Setembro de 2019
SAÚDE
Secretaria de Saúde implementa PlanificaSUS na região sul de Mato Grosso
bertura da capacitação reuniu autoridades de 19 municípios de Mato Grosso e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
15/07/2019 - 15h22 - Fonte: Ana Lazarini | SES-MT

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizaram, na manhã desta segunda-feira (15.07), o Workshop de Abertura do PlanificaSUS na Região de Saúde Sul de Mato Grosso, realizado no auditório do SENAI de Rondonópolis.

Voltada para a gestão e organização da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), a abertura da capacitação reuniu autoridades de 19 municípios de Mato Grosso e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

De acordo com o gestor, a atual gestão da SES-MT aderiu a praticamente todos os projetos ofertados pelo Conselho Nacional e já viabiliza consultorias com algumas referências em saúde, como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Hospital do Coração (HCor).

“O PlanificaSUS é um sonho de mais de uma década para a Saúde em Mato Grosso. É um dos projetos que atual gestão implementou e que conta com a consultoria de uma das melhores estruturas de saúde do país, o Hospital Israelita Albert Einstein. No entanto, é importante frisar que contaremos sobretudo com o empenho dos municípios e com a atuação de cada um dos servidores da Saúde, que são essenciais para transformar os ideais em realidade”, declarou Figueiredo ao agradecer a assiduidade dos prefeitos e demais representantes municipais no evento.

O secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da SES-MT, Juliano Mello, também compôs a mesa durante o evento de abertura. “O objetivo é instituir um padrão de qualidade e excelência que não fique voltada apenas à qualificação profissional, mas também associada às ações práticas, aos serviços existentes. Esse é o escopo do projeto que se inicia hoje”, pontuou.  

A mesa da solenidade ainda foi composta pela consultora do Hospital Israelita Albert Einstein, Ana Otília Ferreira; pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT), Marcos Antonio Norberto; pelo prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio; pela secretária municipal de Saúde de Rondonópolis, Izalba Albuquerque e pela diretora do Hospital Regional de Rondonópolis, Caroline Neves.

PlanificaSUS

A região de Saúde Sul será a primeira, em Mato Grosso, a passar pela capacitação do PlanificaSUS, que conta com atividades de oficinas e outras diversas ações complementares. O público alvo são as equipes de Saúde da Família e da Atenção Ambulatorial Especializada da região, com vistas à qualificação da Atenção Primária, que atua como ordenadora das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

Por meio do processo da planificação – que engloba os workshops e oficinas que serão realizados de agosto de 2019 até novembro de 2020 –, a SES-MT movimentará cerca de 2.700 profissionais de saúde, incluindo servidores da própria Secretaria e dos 19 municípios pertencentes à Região de Saúde Sul.

“A implementação do PlanificaSUS é compreendida como uma mudança no modus operandi das equipes e serviços, buscando a efetividade das redes de atenção”, concluiu a coordenadora de Gestão da Atenção Primária da Superintendência de Atenção à Saúde da SES-MT, Regina Amorim.

 

Comente através do facebook:
ENQUETE »
VOCÊ É A FAVOR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2019 ::