Boa tarde, Domingo, 22 de Setembro de 2019
SAÚDE
Qualivida realiza mais de cinco mil atendimentos no primeiro semestre
As iniciativas buscam estimular os servidores a adotarem hábitos saudáveis, com a prática de exercícios físicos, correção postural e educação alimentar
25/07/2019 - 13h57 - Fonte: Secretaria de Comunicação Social

A Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida (Qualivida) é o setor responsável pelo atendimento dos servidores da Assembleia Legislativa e dos seus dependentes. Foi implantado para promoção da saúde e tratamento dos trabalhadores do Poder Legislativo. Este ano, nos primeiros seis meses, mais de cinco mil atendimentos foram realizados entre consultas médicas, procedimentos odontológicos, psicológicos, de enfermagem e de fisioterapia.

Foto: Fernanda Borges

Na última semana de julho, o Qualivida divulgou o balanço dos trabalhos alcançados no primeiro semestre de 2019. Ao todo, foram realizados 5.710 atendimentos. Os números foram divulgados pela supervisão e encaminhados à Secretaria de Gestão de Pessoas e ultrapassam o montante referente ao mesmo período de 2018.

De acordo com os dados anunciados, o atendimento direcionado à enfermagem foi o que liderou o balanço de 2019, com 2.630 atendimentos. Em segundo lugar, atendimentos médicos com especialidades somaram 1.298 consultas, seguidos pelos atendimentos odontológicos, com 1.104 exames e procedimentos. Fisioterapia segue com 811 atendimentos e, fechando o balanço, foram registrados 137 acolhimentos de perícia.

“O Qualivida vem cumprindo rigorosamente seu papel e, ainda, sendo participativo em todas as ações da Casa, pois possui um quadro profissional extremamente capacitado e experiente”, disse o coordenador de Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida, médico cardiologista Carlos Carretoni.

“A procura pelo ambulatório é intensa e estamos aqui para atender da melhor maneira, assim como agilizamos atendimentos a especialistas externos, antevendo problemas mais graves”, lembrou ele.

Para o secretário de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa, Elias Santos, os números comprovam que o trabalho está sendo bem desempenhado e isso “pode ser comprovado com o aumento gradativo da demanda divulgada”.

“Esses dados demonstram que o Qualivida é muito atuante. Por outro lado, ficamos preocupados com a saúde dos servidores, pois quando a procura é grande, alguma coisa está errada com a saúde dos pacientes”, destacou ele. A partir disso, e numa tentativa de reverter essa situação para melhorar a qualidade de vida dos servidores, Santos adiantou que já se encontra em poder da Mesa Diretora uma proposta para a criação de um local apropriado com chuveiros e adaptado com armários, para que eles possam tomar banho e guardar seus pertences.

“Trata-se de uma sugestão que está ganhando força, para que os servidores tenham um espaço para guardar suas roupas e tomar banho ao final dos exercícios físicos, que podem ser praticados ao fim do expediente no próprio entorno da Assembleia Legislativa”, afirmou o secretário. Além do atendimento interno na Assembleia Legislativa, em janeiro deste ano, a equipe do Qualivida participou da Corrida de Reis, disponibilizando atendimento e orientação para os corredores e como apoio aos servidores legislativos inscritos.

As iniciativas de promoção da saúde buscam estimular os servidores a adotarem hábitos saudáveis, com a prática de exercícios físicos, correção postural e educação alimentar. Para isso, foram implantadas também a ginástica laboral, a caminhada no Parque das Águas e uma campanha sobre postura no ambiente do trabalho.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
VOCÊ É A FAVOR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2019 ::