Bom dia, Quarta-Feira, 20 de Junho de 2018
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Selo de Inspeção beneficia produtores para venda de produtos no mercado local
Muitas coisas precisam ser levadas em consideração para a emissão do selo.
02/05/2018 - 15h42 - Fonte: Assessoria Prefeitura

Além do trabalho para fortalecimento de base da agricultura familiar que a Prefeitura de Sinop vem fazendo com as famílias da Gleba Mercedes e demais pequenos agricultores do município há, ainda, uma grande articulação técnica para certificação de produtores locais e a inserção de suas produções no mercado consumidor a fim de aumentar a renda através do comércio formal.

Um grande exemplo dessa transformação vem do produtor José Leonir, que há 20 anos se dedica à avicultura de postura, 10 dos quais apenas em Sinop, coincidindo com o tempo que ele e a família vivem neste município. Há pouco tempo ele resolveu certificar-se para que a produção das 3,5 mil galinhas pudesse ser feita de forma legal e, através do Selo de Inspeção, vendida para os supermercados da cidade. A orientação técnica da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi fundamental para que avicultor saísse de uma produção diária de cinco a 10 dúzias para 200 dúzias.

“Um meio de angariar um dinheiro extra para ajudar naquelas despesas diárias que a gente tem todo dia. A despesa de comida, de mercado, eu faço tudo com dinheiro de ovos. Pago água luz, telefone, essas coisas, né? O funcionário que cuida das galinhas é pago, lógico, com o dinheiro das galinhas”, conta o produtor, com ar de satisfação. Ele salienta, ainda, que com a obtenção do SIM permite-o "entregar nos mercados sem problema nenhum”, revela.

O veterinário da SEDEC, Flávio Lisboa, explica que o processo para a certificação é longo e burocrático, mas que traz muita segurança ao produtor que quer comercializar seus produtos. Muitas coisas precisam ser levadas em consideração para a emissão do selo. Lisboa lembra que, para que seu José Leonir pudesse vender os ovos da granja aos supermercados de Sinop foi preciso, primeiramente, realizar um cadastro junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA) e conseguir uma liberação para a criação das aves. Para isso, explica o veterinário, o avicultor contratou um responsável técnico, buscou um licenciamento ambiental da área e adequou as instalações para a criação das aves. Ao mesmo tempo, aprimorou o monitoramento sanitário da propriedade para evitar a salmonela ou contaminação no sistema de criação.  

Além de José Leonir, outros três produtores são certificados pelo SIM, em Sinop. Duas empresas de embutidos e uma de queijo estão aptas a colocar seus produtos à venda em supermercados e comércios do município.

A galinha caipira

A galinha caipira é aquela que tem contato com a terra e que tem um galo em seu meio. Os ovos são mais proteicos, principalmente, por causa da alimentação que ela recebe.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Em sua opinião estamos em um momento de crise financeira ou crise politica no Brasil?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2018 ::