Boa noite, Segunda-Feira, 18 de Junho de 2018
EDUCAÇÃO
Avanços na educação são apresentados em lançamento de programa para servidores em Sinop
Antes de implantar do ensino integral, a escola chegou a registrar 53 atos infracionais no local. Em 2017, quando passou para escola em tempo integral, a Rueda não registrou nenhum.
26/05/2018 - 10h23 - Fonte: Gcom/MT

O governador Pedro Taques falou sobre os avanços conquistados na área da Educação, nos últimos quatro anos, durante o lançamento do programa Saúde na Educação, realizado no município de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), nesta sexta-feira (25.05).

Na ocasião, Taques destacou que em Mato Grosso 43 novas escolas foram entregues neste período e que serão 60 novas unidades até o final do ano. Ao todo, o Estado possui 765 unidades escolares, sendo que 150 foram reformadas, garantindo um ambiente mais adequado para o aprendizado dos 400 mil estudantes no Estado.  

O chefe do executivo falou também que o Estado terá 40 escolas em período integral até dezembro. Um exemplo de unidade que já foi criada é a escola Diretor Rafael Rueda, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. Antes de implantar do ensino integral, a escola chegou a registrar 53 atos infracionais no local. Em 2017, quando passou para escola em tempo integral, a Rueda não registrou nenhum.

Outro assunto lembrado pelo governador foi a criação de escolas militares em Mato Grosso. O governador esteve na última quarta-feira (23.05), com os estudantes e professores da Escola Militar Tiradentes de Sorriso, na solenidade em comemoração ao um ano de implantação da unidade escolar. Cerca de 300 alunos estudam na escola, divididos nos ensinos médio e fundamental. O Estado já implantou seis escolas militares em Mato Grosso.

A ampliação de escolas técnicas estaduais e o aumento do número de alunos nos cursos técnicos do Mediotec, passando de 7500 mil estudantes para 15 mil também foram ressaltados por Taques.  

Na parte da alfabetização, o chefe do executivo falous sobre as conquitas do programa Muxirum da Alfabetização, que já alfabetizou 11 mil mato-grossenses.  A iniciativa tem como meta diminuir drasticamente a taxa de analfabetismo no Estado, alfabetizando cerca de 11.200 jovens, adultos e idosos, até dezembro de 2018.

“Conseguimos alfabetizar 11 mil pessoas pelo programa. Isto fez com que Mato Grosso subisse para a 22° colocação no Instituto de Divulgação Educacional Brasileiro (Indeb). Se o Estado deseja se destaca no cenário nacional e internacional precisamos de três palavras: conhecimento, tecnologia e inovação. Quem vai nos trazer isto são os profissionais da Educação e não o governador. O governador tem que dar condições para que isto ocorra, mas cabe aos profissionais transformar as pessoas, para que elas mudem o mundo”, disse Taques.

Programa Saúde na Educação

O Programa Saúde na Educação, da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) visa despertar nos servidores a importância dos cuidados e prevenção às doenças crônicas, como a diabetes, câncer e a hipertensão. O programa é uma ação complementar do Núcleo de Qualidade de Vida, já implementado no município, que agora ganha uma nova frente de atuação, permitindo uma ação mais atuante junto aos profissionais de saúde.

Por meio do endereço eletrônico http://saudenaeducacao.seduc.mt.gov.br/, o servidor poderá fazer o encaminhamento, que será todo online, preenchendo os questionários para o diagnóstico das principais doenças crônicas prevalentes na população brasileira. Na abordagem inicial, os servidores serão direcionados ao questionário de risco para evolução de diabetes.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Em sua opinião estamos em um momento de crise financeira ou crise politica no Brasil?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2018 ::