Bom dia, Terça-Feira, 19 de Setembro de 2017
SAÚDE
Nasf oferece grupos de terapia comunitária integrativa em Sinop
Encontros quinzenais ocorrem em 4 unidades de saúde
19/06/2017 - 16h42 - Fonte: Assessoria da Prefeitura

 

?Quinzenalmente, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, oferece grupos de terapia comunitária integrativa nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Boa Esperança, Violetas, Primaveras e Oliveiras. Os encontros atendem participantes com idades entre 28 e 80 anos, proporcionando-lhes um momento de diálogos, escuta e troca de experiências.

 

"A terapia comunitária integrativa é uma forma de se precaver o adoecimento mental e identificação de situações e fatores de risco que geram o sofrimento psíquico e vem se consolidando como uma estratégia de promoção da saúde mental e prevenção de doenças na atenção primária", explica a assistente social Lidionete Borges de Sales, que atua no grupo.

 

Lidionete lembra que, quando o assunto é o bem estar, não apenas a saúde do corpo físico deve ser levada em consideração, mas também a da mente. Isto porque uma mente sadia é capaz de estimular novos hábitos, elevar a autoestima, favorecer o menor uso de medicamentos em tratamento de doenças leves, dores crônicas, entre outras. "É utilizar outras estratégias para a prevenção e não apenas tratar quando se está enfermo. A importância das rodas é que lá ouvimos os pacientes, mas não há julgamentos e sim troca de experiências entre todos os participantes. Estes relatos podem promover mudanças na vida dos pacientes", reforça Lidionete. 

 

A assistente social acrescenta que, durante o encontro, são realizadas ainda dinâmicas de relaxamento, de relaxamento pela respiração, música, dinâmica do abraço, entre outras. O grupo, também, conta com a participação de outros profissionais convidados como psicóloga, fisioterapeuta, e outros.

 

Para participar da rodaterapia é preciso pertencer ao território de atendimento do Nasf. 

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Você é favorável a pena de morte?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::