Boa tarde, Domingo, 22 de Outubro de 2017
AGRICULTURA FAMILIAR
Prefeitura dá oportunidade a produtores familiares durante Exponop
Produtores aproveitaram feira para expor produções em stand da secretaria
19/06/2017 - 17h07 -

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) aproveitou a realização da 33ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Sinop (Exponop) para oportunizar e gerar negócios a pequenos comerciantes, assim como, à agricultura familiar.

 

Durante a feira, que encerrou ontem, domingo, 18, foi montada uma mini fazenda voltada para a agricultura familiar que apresentou ao público uma horta em sistema de consórcio, ou seja, com várias espécies cultivadas em uma mesma área de plantio. Nesse espaço (mini fazenda) foram apresentadas culturas como abacaxi, banana, batata doce, beterraba, cenoura, milho, mandioca, entre outras, somando em torno de 20 espécies diferentes com técnicas que podem ser aproveitadas pelos pequenos e médios agricultores que formam o cinturão verde do município.

 

Oportunidades também foram ofertadas no stand da secretaria. À convite da Sedec a produtora Simone Aparecida Souza Silva, que há três anos produz salame em Sinop, foi convidada a expor seu produto e se mostrou bastante satisfeita com o volume de negócios, a procura e as vendas.

 

Ela e o esposo estimam um aumento de, pelo menos, 80% nas vendas. "A procura está ótima, principalmente se pararmos para analisar que estamos em um ano que se fala muito em crise econômica e financeira. Nossa expectativa é a melhor, principalmente pelo espaço oferecido, pela procura e divulgação do nosso produto", explica Silva.

 

Simone explica, ainda, que por ser uma pequena produtora que fornece, apenas, para o comércio local, também procura gerar divisas para o município comprando sua matéria prima diretamente do Frigoweber, um frigorífico da própria Sinop. O produto exposto foi ofertado à preço único (R$10,00) a peça, quando no dia a dia é comercializado por quilo (R$20,00).

 

Outra pequena produtora foi Euzeni que, assim como Simone, também foi convidada por técnicos da Sedec a expor seu produto no stand da secretaria durante a feira. Euzeni é da cidade vizinha de Itaúba (100 quilômetros de Sinop) e comercializa produtos à base de castanhas. Segundo ela, a oportunidade é única e, pelo local, a divulgação e a visitação, sempre compensam.

 

Euzeni mantém negócios em outras cidades e confessa que está se mudando, de vez, para Sinop. "Aqui é um lugar que nos oferece muitas oportunidades. É o meu caso, no comércio dos produtos da castanha e o caso do meu marido que conseguiu um emprego melhor aqui", diz a comerciante ao revelar que os filhos fazem faculdade em Sinop e, por isso, têm que ir e vir de Itaúba todos as noites.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Você é favorável a pena de morte?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::