Bom dia, Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017
SINOP
Sine oferece palestra sobre busca de emprego a alunos do CEJA Silva Freire
Na manhã dessa terça, 14, o Sine esteve presente, realizando o mesmo trabalho, no Centro Regional Sócio Educativo de Internação Provisória de Sinop.
14/11/2017 - 11h29 - Fonte: Assessoria da Prefeitura

 

O sistema Nacional de Empregos (Sine-Sinop) esteve, na noite de ontem, segunda-feira, 13, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Santana da Silva Freira, antiga Escola Estadual Osvaldo Paula, onde trabalhou, através de palestra e dinâmicas, uma imersão com os alunos ao universo profissional.

A noite voltada à inserção no mercado de trabalho deixou bem claro que, por exemplo que, das cerca de 120 vagas ofertadas diariamente pelo Sine, muitas não são preenchidas por falta de qualificação profissional exigida pelo mercado.

Aos alunos, também foi ensinado como se comportar mediante uma entrevista de emprego, como se vestir, como falar e, principalmente, o que buscar na hora de procurar ou se candidatar á uma vaga de emprego.

Valdecir Pereira de Souza já está empregado, mas garante que vai levar, consigo, boa parte dos ensinamentos passados durante à noite. “Tudo é um bom proveito. Tudo o que o psicólogo falou é o que nós já vivemos no nosso dia a dia de trabalho. Eu trabalhava na construção, hoje sou auxiliar de serviços gerais e trabalho na limpeza do Fórum da cidade. Aprendi que, para alcançar nossos objetivos, devemos ser mais comunicativos em relação àquilo que queremos”.

Beatriz França Souza, que também já trabalha, concorda com as palavras de Valdecir e acrescenta o item responsabilidade à carreira e ascensão dentro de uma empresa. “Precisamos ser mais responsáveis e cumprir com o que é prometido, assim teremos valor. Precisamos, também, ser honestos com o patrão e sinceros com os colegas. Isso não prejudica ninguém, apenas ajuda”, pontuou.

Já Júlio César, que há dois meses está sem emprego, disse que, ainda, nessa terça-feira, 14, irá buscar os recursos do Sine para tentar uma vaga de trabalho na cidade. Da noite de ontem e sobre a palestra disse que um bom ensinamento foi valorizar o trabalho em equipe. “Vi, depois de tudo o que o psicólogo falou, que ter responsabilidade no trabalho conta muito. Eu trabalhei na área de vendas e vou buscar, novamente, uma vaga nessa área. Percebi que responsabilidade é quando a gente promete para o cliente e cumpre com o que prometeu. Assim como prometer para o patrão que irá ter postura e atender com um sorriso no rosto, e cumprir,  também é responsabilidade”.

A palestra foi selada, ainda, com uma parceria com a Universidade de Cuiabá que, através de um concurso de redação, sorteou 10 bolsas, com desconto de 50%, para qualquer dos cursos (exceto Odontologia) oferecidos na instituição em 2018.

Na manhã dessa terça, 14, o Sine esteve presente, realizando o mesmo trabalho, no Centro Regional Sócio Educativo de Internação Provisória de Sinop. São pouco menos de 20 internos, com idade média de 17 anos que, por tempo de pena ou por idade limite, logo estarão de volta ao convívio da sociedade e precisando ser inseridos no mercado de trabalho.

Esse mesmo tipo de trabalho, voltado à inserção ao mercado, é desenvolvido junto aos Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) do município onde jovens são instruídos e qualificados, inclusive com cursos, para brigarem por uma vaga de trabalho. No próprio Ceja Silva Freira são disponibilizados, diariamente no mural, as vagas ofertadas pelo Sine.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
Você é favorável a pena de morte?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::